Depois de ver um pouco do "Dia Seguinte" de ontem e de ver um pouco do site do Record esta manhã apercebo-me que a propalada verdade desportiva vem mesmo do Benfica. Não sei como não há uma bíblia da verdade desportiva redigida pelo Benfica...espera! Se calhar há, mas eu não tenho porque sou infiel.
Rui Gomes da Silva foi suspenso pela Liga durante 11 meses, salvo erro. Não percebo porquê: quem diz a verdade não merece castigo. Mesmo presenteado com repetição em câmara lenta e zoom que mostre o braço de Matic a atingir o Candeias, RGS tem, naturalmente, o discernimento necessário para vislumbrar o embuste - só pode ser montagem. Mesmo que haja fotos ou vídeos amadores da bancada do lado em que a jogada ocorre. Até porque Matic nunca agrediu ninguém...
Esta manhã, depois da escorregadela de ambos os grandes nesta jornada, o Record vem alumiar o caminho de vida dos leitores mostrando aquilo que parecia perdido: ao contrário do Porto, o Benfica continua invicto nas competições nacionais, mas a palavra escolhida é mais esclarecedora: imparáveis. E tem ainda um artigo de grande interesse e relevância em que o agente FIFA de Cardozo diz que a expulsão foi injusta, mas que o jogador está triste e arrependido. E que Pedro Proença não pode arbitrar os jogos do Benfica, "porque tem sempre azar".
Agora voltando à realidade, por oposição à verdade desportiva, apraz-me dizer que RGS cumpre o seu papel como Pôncio Monteiro e Guilherme Aguiar nunca conseguiriam cumprir se tivessem protagonizado uma fusão à Dragon Ball Z. Sem dúvida, esse foi o critério para que RGS fosse o escolhido: ser capaz de escamotear a verdade, sempre que a mesma fosse contrária aos interesses do Benfica; ser capaz de a maximizar sempre que o Benfica brilhasse nela. E ele é mesmo muito bom nisso.
A sua capacidade para invocar as escutas no Youtube (que, como as actuais alegações acerca dos àrbitros continuam a não valer de nada quando é futebol que é preciso, é lendária) está sempre na ponta da língua quando o Glorioso está em maus lençóis. E traz o iPad para o programa para mostrar jogadas do Mangala, quando Cardozo pontapeia um jogador com o jogo parado e puxa a camisola e levanta a mão para o árbitro da partida, e quando a SIC consegue mostrar repetição em câmara lenta e com zoom que mostram CLARAMENTE Matic a agredir Candeias com o cotovelo. E não se enganem, o fiscal-de-linha estava naquele lado do campo e viu.
Não discuto a verdade dos factos apresentados pelo record para invocar a "imparabilidade" do Benfica. Discuto apenas o timing: o afirmado é tão verdade agora como era antes do jogo com o Nacional, logo perdendo o valor de "notícia", que depende directamente da improbabilidade de o facto ser conhecido. Porquê, então, agora? Não percebo.
O agente FIFA de Cardozo é um ser incrível e sem a menor noção do que diz. Que ele queira defender o jogador e dizer que ele não agrediu ninguém é suficientemente idiota: ele agride desnecessariamente e está à vista de todos. E puxa a camisola e ameaça o árbitro, é claríssimo. Isto é indefensável, pelo que ele (e Cardozo, for that matter) deveriam reduzir-se ao silêncio dos insignificantes, já que os dos inocentes não está disponível. Mas o senhor Pedro Aldave vai mais longe: "(...) e estava triste com a expulsão que, na minha opinião, foi injusta. Ele está arrependido." Pedro Aldave: Se foi injusto, ele está arrependido do quê?...
Sem comentários:
Enviar um comentário